Família: aliados de uma vida

Por Marco Aurélio Loureiro*

Os familiares são as pessoas que estão mais próximas a nós nessa vida. Com eles compartilhamos não apenas nosso cotidiano, como também nossos sonhos, medos e conflitos. Nossa família é feita das pessoas que podemos confiar nessa vida.

Começando nossa reflexão sobre os relacionamentos que temos em nossas vidas, convido você nas pessoas que estão mais próximas a nós nessa vida: a nossa família.

Com a ajuda das primeiras pessoas de nossa família conseguimos ficar vivos. Elas cuidavam de nós, protegiam e alimentavam.

Observávamos essas pessoas desde novos e conseguíamos compreender muito sobre como o mundo funcionava. Elas foram nossos primeiros mapas de um mundo desconhecido e potencialmente perigoso.

Quando crescemos, desenvolvemos nossa ideia de família. Passamos a conhecer mais pessoas. Descobrimos o que nos alegra e o que sonhamos. Temos a condição de nos cercarmos de pessoas que escolhemos ter próximas. Podemos escolher quem compartilha de nosso momento de vida e quem fica em nossa lembrança.

Presentes ou não, todas as pessoas de nossa família de alguma forma influenciaram a sermos quem somos hoje. E cada um tem um espaço de gratidão dentro de nós.

*Marco Aurélio Loureiro é desenvolvedor humano, coach, mentor, professor, matemático, terapeuta corporal ayurvédico e tântrico, autor e palestrante.